domingo, 28 de fevereiro de 2010

Eu não tenho orgulho de ser negro


Já que falamos dos escolhidos, falemos agora dos deserdados,
mesmo correndo risco de pegar um processo na cabeça.

Os negros(onde não me incluo nem me excluo pois sou incolor)
costumam dizer que tem orgulho de serem negros. E eu cá com
meus botões: orgulho de quê?

Uma idéia que me vem à cabeça é orgulho da resistência à
escravidão. Oras, diz-nos a lei da inércia que um objeto tende a
permanecer no seu estado e oferecer resistência a qualquer
mudança. E o objeto-homem negro e livre é tirado de seu estado
de liberdade e posto em cárcere e submetido a trabalho forçado.
Nada mais natural que haja a resistência, o objeto era livre e
assim pretende continuar a ser pois têm consciência de não
ser um objeto de menor valor ante ao branco-carcereiro-domador.

Heróismo ocorre com um (desde sempre) objeto bunda-reprodução
passando a ser ativo-reprodutor. De ser mulher acho que teria uma
ponta de orgulho. Mas de negro... realmente não sei onde reside.

Mas também não nos avexemos. Mais vale orgulho que vergonha.
Ao menos quando não machuca ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário